Abobrinha recheada – Tradução do alemão ao português

Creio que eu ainda não tenha dito isto, mas eu sou ovo-lacto vegetariana há algum tempo, o que significa que eu ainda, às vezes, como ovos e derivados de leite, entretanto eu sigo diminuindo o consumo destes produtos gradualmente. Quando eu decidi parar de comer carne, ser gaúcha e vegetariana ao mesmo tempo foi um desafio. Eu vivi vinte e tantos anos sob a crença de que pratos sem carne serviam tão e somente como acompanhamento de pratos principais – estes, sim, sempre com carne*. Como eu deixei de comer carne na Alemanha, o processo foi mais fácil do que ele teria sido no Brasil, imagino. Aqui a maioria dos restaurantes oferece opções vegetarianas e muitos até opções veganas nos seus menus. Da mesma forma, a indústria alimentícia neste país está se dando conta de que o veganismo é um nicho deveras lucrativo do mercado, haja vista que o país tem registrado um aumento constante no número de vegetarianos e veganos nos últimos anos.
Então, para auxiliar na minha criatividade culinária, eu visito diversos blogs e canais do YouTube sobre esta (para mim ainda um tanto nova) culinária. Outra estratégia que eu já utilizei algumas vezes foi comprar uma “seleção de receitas em caixa”. Como isso funciona? Simples. Se escolhe um número de receitas disponíveis para cada semana no site da empresa (por exemplo: hellofresh.de), essas receitas e todos os ingredientes necessários, na medida certa, para cozinhá-las são entregues semanalmente à porta de casa. O argumento da empresa é que o único trabalho que o consumidor terá é ler a receita passo a passo e cozinhá-la. Eu já pedi esta seleção várias vezes e as receitas são, de fato, muito boas. O ponto negativo, na minha opinião, é o excesso de embalagens que a empresa utiliza para empacotar cada porção de ingredientes.

Uma receita que eu gosto muitíssimo e que eu já fiz diversas vezes é justamente a que dá o título a este artigo: Gefüllte, runde “Rondini” Zucchini, ou, em português, “Abobrinha (redonda) recheada”. – O adjetivo está entre parêntesis pois este tipo de abobrinha não é tão fácil de ser encontrada e eu, em geral, utilizo a abobrinha normal.

A receita original, em alemão, pode ser encontrada no site do Hellofresh.

Abobrinha (redonda) recheada
sobre molho de tomate, refinado com sementes de girassol e tempero verde 

Ingredientes para duas porções:

  • 150 g de arroz Basmati
  • 2 abobrinhas redondas ou compridas
  • ½ pimentão vermelho ou amarelo
  • ½ cenoura
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 100 ml de caldo de legumes
  • 1 g de Ervas de Provença
  • 1 lata de molho de tomate
  • 50 g de queijo gouda ou muçarela
  • 20 g de sementes de girassol
  • 5 g de tempero verde

Tempo de preparo:
40 min.
Grau de dificuldade:
Nível 3

Informação nutricional/porção:
Valor energético 674 kcal = 2820 kJ
Gorduras totais 25 g
Carboidratos 81 g
Fibras alimentares 8 g
Proteínas 24 g
Utensílios necessários:
Panela, frigideira e refratário

Além disso: Azeite de oliva, manteiga, sal, açúcar e pimenta
Observação: Como se pode ver, a receita não é vegana, mas veganos podem utilizar um queijo de origem vegetal ou simplesmente ignorar este ingrediente. O mesmo se aplica à manteiga.

Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200°C (calor superior e inferior). Aqueça 250 ml de água com uma pitada de sal em uma panela; quando estiver fervendo, acrescente o arroz Basmati. Espere até que ferva, tampe, reduza a temperatura e deixe cozer por aproximadamente 10 min. em fogo baixo. Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 min. tampado.

2. Lave as abobrinhas, corte uma “tampa” no topo, se elas forem redondas, ou corte ao meio (longitudinalmente), se elas forem compridas. Retire o miolo com uma colher e reserve. Besunte as abobrinhas com azeite de oliva por dentro e por fora, tempere com sal e pimenta e leve ao forno por 10 min. Corte o miolo das abobrinhas em pedaços. Lave o pimentão, remova as sementes e corte-o em cubos. Lave a cenoura, descasque-a e rale-a. Descasque a cebola e o alho e pique-os. Prepare 100 ml de caldo de legumes.
3. Aqueça 1 colher de chá de azeite de oliva e 1 de manteiga em uma panela. Insira o alho e a cenoura e refogue-os brevemente. Acrescente as ervas da Provença e refogue-as brevemente com os outros ingredientes. Acrescente o caldo de legumes e o molho de tomate. Tempere a gosto com sal, pimenta e uma pitada de açúcar e deixe cozer por aproximadamente 8 min., até que o molho tenha adquirido uma consistência mais grossa.
4. Aqueça 1 colher de chá de azeite de oliva e 1 de manteiga em uma frigideira. Insira a cebola, o pimentão e o miolo das abobrinhas e refogue-os. Desligue o fogo e acrescente o arroz e boa parte do queijo, misturando-os. Tempere com sal e pimenta. Recheie as abobrinhas cuidadosamente e polvilhe o resto do queijo sobre elas. Coloque-as em um refratário, distribuindo o resto do recheio ao seu redor. Leve ao forno por mais aproximadamente 10 min. Toste as sementes de girassol em uma frigideira pequena (não é necessário acrescentar óleo); em seguida deixe esfriar. Lave e pique o tempero verde.
5. Quando estiver pronto, distribua o molho de tomate sobre pratos rasos, coloque a abobrinha no centro do prato e polvilhe com tempero verde e sementes de girassol.

Bom apetite! ~ Guten Appetit!

* Carne, para mim, significa “pedaços do corpo de um animal”. Ou seja, gado, frango, porco, peixe, etc. “Nem peixe?”, ouço por vezes. Não. A menos que haja uma nova árvore, da qual se possa colher peixes, não, muito obrigada. 🙂

** Segundo o artigo da Wikipédia, fazem parte da composição desta mistura, entre outros: tomilho, manjerona, orégano, alecrim, manjericão-de-folha-larga, funcho, cerefólio, estragão, loureiro, satureja, lavanda. Por sorte, a mistura pode ser comprada pronta em qualquer supermercado.